O Jornal

Com muita alegria o EDUCARE está sendo lançado pela Pastoral da Educação da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney! O  Educare vem servir de apoio aos professores na nobre missão de Educar como escola católica, mostrando a importância dos valores humano-cristãos para uma boa educação.
Atualmente em nossa Administração Apostólica atuam quinze Escolas, atendendo em torno de 3200 alunos, dirigidas e supervisionadas pelo Bispo D. Fernando Arêas Rifan, e sob a coordenação da Pastoral da Educação, onde atuo como Assessor Eclesiástico, cumprindo a missão evangelizadora “Euntes Docete”, isto é, “IDE ENSINAI”.
            As nossas Escolas Católicas fundamentam sua proposta pedagógica na confessionalidade, ou seja, têm sua concepção na identidade católica expressa nos documentos do Magistério do Romano Pontífice e do Colégio Episcopal, promovendo a formação integral da pessoa humana, em vista do seu fim último.
No dizer do Papa emérito Bento XVI, “as escolas católicas devem continuar a desenvolver uma capacidade de julgamento e apresentá-los à herança legada a eles por gerações anteriores, promovendo assim um senso de valores e preparando os seus alunos para uma vida feliz e produtiva”.
No Terceiro Milênio, a Educação e as Escola Católicas encontram-se perante novos desafios criados pelo contexto sócio-político cultural. Sendo assim, a necessidade de Escolas Católicas que saibam afirmar-se de maneira eficaz, persuasiva e atual. Não se trata aqui de pura adaptação, mas de um impulso missionário: levar o Evangelho até onde está o homem hoje para que acolha o dom da salvação.
            As escolas católicas são lugares privilegiados para se ministrar a educação cristã, onde as famílias encontram um ambiente favorável para a realização da originalidade de um projeto educativo, cuja base se encontra no Catecismo da Igreja Católica e nas diretrizes do múnus de ensinar eclesial.
Por tudo isso, surge o EDUCARE, para auxiliar nossos professores na bela e nobre missão de Educar e Evangelizar, como Escola Católica, pois no dizer do Papa Francisco “ser educador católico faz a diferença”

O Pontífice encorajou os bispos a continuar dando atenção para a qualidade do ensino nas escolas presentes em suas dioceses, para garantir que elas sejam genuinamente católicas e, portanto, "capazes de transmitir as verdades e os valores necessários para a salvação das almas e a edificação da sociedade".
 
            A todos que vivem a missão educadora da Igreja, minha bênção sacerdotal, e que Nossa Senhora Aparecida, educadora, Mãe de Cristo e nossa, interceda para que as Escolas Católicas sejam "capazes de transmitir as verdades e os valores necessários para a salvação das almas e a edificação da sociedade”

                                                       Assessor Eclesiástico

                                                   Pe. Silvano Salvatte Zanon        

Nenhum comentário:

Postar um comentário