Todo
Sistema de Educação é baseado numa Filosofia de Vida.
Educar
alguém é indicar-lhe os fins para os quais ele deve tender (Deus, sua
perfeição), é ajudá-lo a dominar seus instintos e dirigi-los pela razão; a
desenvolver suas faculdades; orientar seus sentimentos; moldar seu
temperamento; formando assim sua personalidade, quer dizer, sua inteligência,
vontade, consciência, sensibilidade e seu caráter, porém, tudo isso em
cooperação com a graça divina.
Do
ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e
princípios morais de uma sociedade e seus grupos e a Moral é um conjunto de
normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são
adquiridas pela educação, tradição e pelo cotidiano.
Refletindo
sobre a temática no contexto escolar, pensamos que o trabalho na escola não
pode efetivar-se sem esforços, dedicação e principalmente Disciplina.
A
necessidade da Disciplina aparece não por meio de autoritarismo ou
arbitrariedade, mas como condição indispensável para a condução de uma prática
comprometida com a construção do conhecimento.
A
melhor e mais desejável Educação é aquela em que a criança teme sempre o
castigo e nunca precisa recebê-lo.
Portanto,
a verdadeira educação só pode ser a Educação Cristã.
É
pela Educação que a criança aprende a Disciplina, por isso os genitores não
podem se descuidar dela, deixando-a abandonada a si mesmo. Muitas pessoas não
conseguem vencer os problemas e vícios pessoais, porque não são disciplinadas.
Muitas não conseguem ser perseverantes em seus bons propósitos, porque lhes
falta essa virtude. Para vencer um vício ou dominar o mau hábito é preciso
disciplina.
Nenhum
atleta vence uma competição sem muita disciplina, treinos, regimes, horários
rígidos, etc. Ora, na vida espiritual, pela qual desejamos ganhar a “coroa
incorruptível”, a disciplina é mais necessária ainda.
Segundo
Dom Bosco, Disciplina é “A arte de bem governar a própria vontade”, significa
fazer tudo com ordem, critério, método e organização. Ela pode ser Disciplina
Preventiva, quando afasta a desordem e Disciplina Corretiva quando procura
restaurá-la quando ferida.
É
muito mais importante prevenir do que remediar e há elementos essenciais para
isso: a vida sacramental, catequese, conversa de “pé de orelha”, práticas de
piedade, enfim, a formação espiritual.
Atualmente
o desafio que se estabelece numa sala de aula, é como promover uma relação
harmoniosa numa sociedade composta por pessoas de diferentes etnias,
nacionalidades e culturas.
A
disciplina depende evidentemente da força de vontade; e esta é fortalecida pela
graça de Deus. Disciplina é um exercício de amor e graça, libertando o pecador
da escravidão do pecado.
São
Paulo diz que é Deus “que opera em nós o querer e o fazer”.
Façamos
por onde agradar a Deus, para que possamos adquirir esse dom.
Salve
Maria!
Maria Lúcia Viceconte de Abreu
Professora Graduada de Ciências Físicas e Biológicas
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