sábado, 5 de agosto de 2017

Editorial (Ano 1, nº 3)


           
            Nos dias 1 e 2 de julho de 2017, ocorreu no Rio de Janeiro o I Congresso Internacional de Educação Católica, com a presença do Cardeal do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, do Bispo Dom Karl Josef Romer, do padre Paulo Ricardo, com a participação de 600 congressistas e alguns membros da Pastoral da Educação da Administração Apostólica. Portanto, o EDUCARE, com a missão de auxiliar os professores das Escolas Católicas, vem compartilhar através de resenhas duas palestras deste encontro, entre outros temas.
            O Concílio Vaticano II, no documento “Gravissimum Educationis”, sobre a Educação Cristã, identifica os valores naturais do homem redimido por Cristo na sua identidade, cooperando para o bem de toda a sociedade. Por isso, o Sagrado Concílio lembra a todos os fiéis, o direito que têm de gozar de uma verdadeira educação cristã, tendo como modelo o grande Pedagogo da Humanidade: Jesus Cristo.
            Assim, hoje, a Educação Católica desafiando o mundo materialista e ateísta, auxilia e fortifica as famílias, para que se emancipem dessas ideias pluralistas, da ideologia de gênero, e assumam, como primeira e principal educadora, o seu papel frente a seus filhos: Educar para a salvação eterna. “A família é, portanto, a primeira escola das virtudes sociais de que as sociedades têm necessidade”. (Cfr. Conc. Vat. II, Const. dogm. De Ecclesia, Lumen gentium, n. 11 e 35: AAS 57 (1965) p. 16 e 40 s.)
            A Escola sendo instrumento para as Famílias, tem como missão de ensinar e estimular os valores cristãos, morais e educacionais, para que os filhos conheçam e amem mais perfeitamente a Deus, tornem-se um fermento salutar para a comunidade humana, para o serviço de expansão do Reino de Jesus Cristo.
Que Deus os abençoe e que perseverem generosamente no trabalho começado de educar como escola católica e que se esforcem para saciar os alunos do espírito de Cristo.

Pe. Silvano Salvatte Zanon

Assessor Eclesiástico da Pastoral da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário