sábado, 7 de julho de 2018

EDITORIAL (Jornal EDUCARE, Nº4, ano 2)




            A presente edição do Jornal Educare, com sua missão de ajudar os educadores católicos, traz importantes artigos para as Escolas Católicas, iniciando com a reflexão “A Escola Católica e a Formação Integral”.        
            No novo cenário mundial, reconhecemos que o seu contexto histórico e cultural nos pede uma educação desafiadora. Comunicar-se, ser criativo, analítico-criativo, participativo, aberto ao novo, colaborativo, produtivo, responsável é muito mais exigente que um acúmulo de informações. É saber lidar com fontes cada vez mais disponíveis e atuar com discernimento e responsabilidade.
            As evoluções repentinas e por vezes contraditórias do nosso tempo suscitam árduos desafios educativos suscitam árduos desafios para a Escola Católica na sua missão de verdadeiro sujeito eclesial, com o serviço do ensino-aprendizagem vivificado pela verdade do Evangelho. A Escola Católica, fiel à sua vocação, apresenta-se “como lugar de educação integral da pessoa humana, através de um claro e objetivo projeto educativo que tem o seu fundamento em Cristo, orientado para realizar uma síntese entre fé, cultura e vida”.
            O Papa Francisco na audiência de 10/02/2017, aos membros da Congregação da Educação Católica, falou de três chaves que devemos ter no mundo da educação: “Humanizar a Educação”, “Cultura do diálogo” e “Semear esperança”.
            A Igreja tem uma grande missão “como mãe educadora, olha sempre para as novas gerações na perspectiva da formação da pessoa humana tanto no ponto de vista de seu último fim, como o bem da sociedade da qual o homem é membro”.
            Os jovens de hoje demonstram uma sede de buscar o belo e a verdade. Por isso o autêntico educador assemelha-se ao pai de família que transmite uma vida capaz de futuro.
            Hoje o Papa Francisco convida ao mundo da educação, para algo que talvez lhe pareça simples, mas na realidade é muito audaz: Saber fazer a diferença com a qualidade de formação.
            Portanto, depende das Escolas se atualizarem cristãmente para se colocarem à altura da tarefa educacional católica que lhe é confiada. Hoje, sermos, EDUCADORES CATÓLICOS FAZ A DIFERENÇA.
            Que Deus abençoe a vocação de todos os Educadores na sua nobre tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário