sexta-feira, 19 de julho de 2019

Editoral (nº 6, ano 3, 2019).


Dando início ao novo ano do Jornal Educare, queremos rememorar a nossa vocação de educadores que buscam uma vida exemplar na verdade e no bem.

Esta sexta edição, com as bênçãos de Deus, vem estimular a busca da formação das VIRTUDES em nossa nobre missão de educar e evangelizar.

“Sede perfeitos como vosso Pai do Céu é perfeito”! (Mt. 5,48). A Igreja, Mãe e Educadora, nos ensina a vivência das virtudes, orientando-nos para que desenvolvamos em nós atitudes seguras, hábitos positivos e uma paixão pela verdade e pelo bem.

Deus, com a sua graça e infinita bondade, infunde em nós as Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade) e as Virtudes Cardeais ou Morais. Com esse auxílio divino, atingimos seguramente a LUZ e a proximidade de Deus. Os dons teologais corroboram e vivificam em nós todas as Virtudes Morais: prudência, justiça, temperança e fortaleza.

O Papa Francisco no seu livro “Educar: exigência a paixão”, p.22, Ed. Ave Maria, aconselha aos educadores: “Como é grande a tarefa que Jesus coloca em nossas mãos. Cultivem sua personalidade, transmitam com seu ser um estilo, uma certeza. Não se entreguem à tentação de fracionar a verdade.

Que os pais e mães não duvidem das capacidades dos alunos, nivelando por baixo, por meio do consenso negociador, do pacto demagógico, permitindo o cotidiano ‘relaxado’. Que ensinem o amor de Jesus Cristo a seus filhos. Mostrem o esplendor da verdade que aparece para aquele que sabe ver, emergindo de cada canto da natureza ou das obras dos homens. Passem ideias iluminadas para que, de posse delas, orientem os jovens e as crianças pelos campos da vida. Ajudem a criar laços e vínculos com pessoas, ideias e lugares, porque o crescimento vem com a criação de pertenças”.

O fogo que acendemos na celebração da Páscoa representa a Luz de Cristo e é a chama que deve permanecer acesa em nossos corações, dia após dia. Que possamos ser sempre sal da terra e luz do mundo, espargindo com nosso exemplo e nosso trabalho o suave odor das virtudes cristãs!

Que Deus abençoe a todos os nossos educadores e alunos para que pratiquemos as virtudes e assim, sendo bons cristãos e bons cidadãos, alcancemos um dia a glória do céu.

Pe. Silvano Salvatte Zanon
Assessor Eclesiástico da Pastoral da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário