sexta-feira, 19 de julho de 2019

Editorial (nº5, ano 2, 2018)


CARÍSSIMOS EDUCADORES,
Ainda neste Ano Nacional do Laicato, por ocasião do Congresso sobre este tema, realizado na Igreja Principal de Nossa Administração Apostólica, nosso Jornal Educare, na sua quinta edição, tem a honra de apresentar a todos seus artigos em tornos de alguns males da Educação contemporânea e um convite para busca da solução.
A Igreja, ao exercer sua missão de ensinar, considera a Escola Católica um ambiente privilegiado para a formação integral dos alunos e oferece um serviço de suma importância para toda a sociedade. Contudo não ignora as múltiplas perplexidades e objeções que de diversas partes atingem a Escola Católica, que desafiam sua razão de ser e a sua finalidade cristãmente transcendental.
Essa problemática é vasta, envolve todas as instituições análogas na sociedade atual, caracterizada por transformações cada vez mais rápidas e profundas.
Muitos, dentro e fora da Igreja, levados por um sentido de laicidade mal entendido, atacam a Escola Católica, não admitindo que a Igreja nelas influencie, com o testemunho individual dos seus membros nas Escolas em geral, muito menos com o testemunho específico de suas próprias instituições com fins religiosos e confessionais, com a transmissão da fé católica em parceria natural com as família, além da investigação da verdade e do incentivo das obras de caridade cristã.
Essas premissas permitem indicar as tarefas e explicitar os conteúdos da Escola Católica, no esforço de fazer convergir a cultura e a fé na vida humana. Essa convergência opera-se mediante a integração dos diversos conteúdos do saber humano, especificados nas várias disciplinas, à luz da mensagem evangélica e através do desenvolvimento das virtudes que caracterizam o cristão.
            Conscientes da complexidade dos males da educação contemporânea, confiemos em Jesus Mestre que inspira, guia, sustenta e dirige a todos que têm a missão de educar. (Cf. SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA - A ESCOLA CATÓLICA).
Pe. Silvano Salvatte Zanon
Assessor Eclesiástico da Pastoral da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário